Culinária Gaucha

Culinária Gaucha

Churrasco gaucho

Em vista do Rio Grande do Sul ter sido a primeira maior área de criação bovina no país, o gado faz parte da vida dos gaúchos desde o início da colonização, em meados do século XVII, e foi natural o processo da carne assada sobre um fogo de chão se tornar o prato tradicional da região. Esta refeição era de fácil preparo, com poucos ingredientes: somente a carne (abundante na região) e sal grosso, que era espetada e pousada sobre a brasa. Certamente a carne preferida é a bovina, mas o churrasco do gaúcho contemporâneo também inclui o "salsichão" (linguiça toscana na gíria gaúcha), "coraçãozinho" de galinha, e outras carnes de origem suína e ovina. Outro tipo de churrasco bastante apreciado é o "xixo", que provavelmente tem origem ou inspiração no "shish" ou "sish kebab" árabe. Tradicionalmente, o xixo gaúcho é um assado onde são espetados — em um espeto grande, não em espetinhos — peças de gado, frango e porco intercalados por pedaços de pimentão verde, vermelho ou amarelo, tomate e cebola, também temperados com sal grosso.

*Prato com caldo
- Puchero: Prato de origem espanhola, feito com grão-de-bico, carnes salgadas (lombo e costela), carnes frescas (peito e costela de boi), embutidos (linguiça e paio), legumes e verduras.
*Prato com Charque
- Arroz Carreteiro: Compõem-se de charque picado e arroz. Pode ser feito também com as sobras do churrasco picado.
-Charque no Espeto: Compõem-se de pequenos pedaços de charque em espetos e assado na brasa, como o tradicional churrasco.
- Roupa Velha: Prato de origem italiana, foi introduzido na culinária Gaucha por colonizadores italianos. Existem vários tipos de pratos intitulados de "Roupa Velha" que é o aproveitamento de sobras, de carnes e até mesmo bacalhau.
*Prato com Galinha
- Galinha ao Molho Pardo: Este prato chegou com os primeiros colonizadores. Também conhecido como "Galinha de Cabidela". A receita é composta por frango bem gordo e legumes, tudo bem refogado ao molho pardo.
*Prato com Ovelha
- Bife Acebolado de Quarto: É composto por um quarto de ovelha, frita em uma panela de ferro com muita cebola.
- Cola Gaita: Compõem-se de espinhaço de ovelha e farinha de mandioca. É feito então um pirão.
- Espinhaço com Arroz: Este prato é praticamente como o "Arroz Carreteiro", muda apenas
a carne. Usa-se então o espinhaço de ovelha, tudo bem cozido com o arroz.
* Prato com Peixe
- Peixe no Borralho: Tempere o peixe como de costume, então coloque o peixe em cima de uma folha de bananeira e enrole, dobrando as pontas para dentro. Leve para assar. *Outros Tipos
- Mocotó: Na época das charqueadas, os escravos faziam para o seu sustento, uma sopa, utilizando o que os seus patrões descartavam, as sobras do boi. Como por exemplo, a pata, as tripas e outros pedaços que eram por sua vez considerados menos nobres. E assim eles preparavam, colocavam tudo a cozinhar e faziam um caldo, rico em nutrientes.
- Carro de Boi: É composto de carne de gado ou porco, arroz, torresmo, jabá, quiabo, jiló ou chuchu.

*Acompanhamentos
- Arroz à Esquilador: é feito com a costela da ovelha, bem temperado e frito com arroz.
- Feijão Campeiro: É composto de carne-seca cortada em pedaços, toucinho, linguiça, louro, pimentão, cebola, alho e tutano de boi. Assim que o feijão estiver cozido, esmague os grãos para o caldo engrossar.
- Feijão Mexido: é um prato feito com as sobras do feijão. Após fritar em uma panela de ferro, cebola, pimentão e alho acrescente o feijão, misturando lentamente coloque a farinha de mandioca até engrossar e virar um pirão.
*Sobremesas
-Ambrosia: É o manjar dos "Deuses do Olimpo", era um doce com um sabor divino, alguns diziam que tinha o poder da cura, dizia a mitologia grega. Conforme a mitologia, esse manjar era tão poderoso ao ponto de ressuscitar qualquer um, bastava apenas que alguém colocasse na boca. é Feito com leite, ovos e açúcar. O nome vem de "Ambrósio" que significa divino e imortal.
- Arroz de Leite: É feito com arroz e leite, após pronto polvilhar canela em pó.
*Temos também
- Broa de Fubá
- Doce Abóbora
- Doce de Batata Doce
- Doce de Aipim
- Figada
- Figos em Calda
- Pão de Batata Doce
- Mandolate
- Rapadura de Amendoim ou de Leite
- Rosca de Milho
- Sagú

Associe-se:

Mensalidade R$ 15,00. Temos os seguinte beneficios: Unimed, CariSaúde, RM Diagnósticos, Drª. Érica Pilecco, Drª. Sabrina Vaz Campos, Wizard, Jarau Pneus, Piscinas do 7 de Setembro, Tênis Clube e Aquacenter


Atualiza sua Ficha de Sócio:

Agora você poderá atualizar sua ficha.


Cadastre sua Empresa:

Nós temos mais 1000 sócios, você poderá fazer parceria para os sócios do CTG Farroupilha que seja seus clientes com descontos.

Benefícios

Área da Saúde, Veículos, Estudos e Piscinas.

Patrocinadores do Programa Charla Farrapa

Programa na Rádio Alegrete 590 AM, nos domingos 10h as 11h.

Endereço:

  • Endereço: Avenida Dr. Euripedes Brasil Milano, 509, CEP: 97.542-280
  • Email: contato@ctgfarroupilha.com.br
  • Email: ctg_farroupilha@hotmail.com
  • Website: www.ctgfarroupilha.com.br
  • Telefone: (55) 3422 3388
  • Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta: 08h à 12h e 14h à 18h. Sábado: 08h à 12h

DESENVOLVIDO POR:

APOIO: