ANO 2015

Alegrete lembra passagem de Dom Pedro II na Guerra do Paraguai

A primeira atividade alusiva aos 150 anos da Guerra do Paraguai aconteceu no final da tarde desta quarta-feira (22), na Praça Getúlio Vargas. A solenidade, que teve a encenação da chegada do Dom Pedro II a Alegrete, contou com a presença de autoridades do executivo e legislativo municipal de Alegrete, além do secretário de Cultura de Uruguaiana, Rubens Calliava Montardo Junior, e membros da das Comissões do Sesquicentenário da Guerra do Paraguai de Alegrete e Uruguaiana.
Para registrar a data, houve o descerramento da placa histórica no ginásio da Escola Divino Coração, local onde hospedaram-se Dom Pedro II e sua comitiva quando em viagem a Uruguaiana para a retomada daquela cidade, que havia sido tomada por tropas paraguaias.
O coordenador da Comissão do Sesquicentenário da Guerra do Paraguai de Alegrete, o historiador Homero Dornelles, fez um resgate histórico do local onde a placa está instalada e falou da importância de lembrar essa importante passagem histórica. “Com esta placa marcamos o sesquicentenário da Guerra do Paraguai e, assim, mantemos vivo este importante momento na história do município”, disse.
Para o comandante da Guarnição Federal de Alegrete e comandante do 6º Regimento de Cavalaria Blindado, tenente coronel Paulo Estevão Dumani, “um povo de cultua suas tradições, sua história e seus valores tem tudo para prosperar”. Além disso, agradeceu o apoio do 3º Regimento de Cavalaria de Guardas, Regimento Osório de Porto Alegre na realização da encenação que deu início à solenidade.
A vice-prefeita Preta Mulazzani ressaltou a importância do resgate histórico que a placa traz à comunidade alegretense. “O legado de Dom Pedro II permanece apagado para a maioria dos brasileiros, mas conhecer a história dele é importante para que possamos entender porque o Brasil é hoje este país de dimensões continentais e unido, apesar de sua diversidade”, comenta.



Associe-se:

Mensalidade R$ 18,00. Temos os seguinte beneficios: Unimed, CariSaúde, RM Diagnósticos, Drª. Érica Pilecco, Drª. Sabrina Vaz Campos, Wizard, Jarau Pneus, Piscinas do 7 de Setembro, Tênis Clube e Aquacenter


Atualiza sua Ficha de Sócio:

Agora você poderá atualizar sua ficha.


Cadastre sua Empresa:

Nós temos mais 1000 sócios, você poderá fazer parceria para os sócios do CTG Farroupilha que seja seus clientes com descontos.

Benefícios

Área da Saúde, Veículos, Estudos e Piscinas.

Patrocinadores do Programa Charla Farrapa

Programa na Rádio Alegrete 590 AM, nos domingos 10h as 11h.

Endereço:

  • Endereço: Avenida Dr. Euripedes Brasil Milano, 509, CEP: 97.542-280
  • Email: contato@ctgfarroupilha.com.br
  • Email: ctg_farroupilha@hotmail.com
  • Website: www.ctgfarroupilha.com.br
  • Telefone: (55) 3422 3388
  • Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta: 08h à 12h e 14h à 18h. Sábado: 08h à 12h

DESENVOLVIDO POR:

APOIO:

© 2012 - 2017. CENTRO FARROUPILHA TRADIÇÕES GAÚCHAS - ALEGRETE. Desenvolvido por: Jeferson Alende. Direitos Reservados.